Interatividade na difusão e popularização da Física: conheça o projeto Física para Todos!

Tendo a interatividade como ênfase na difusão e popularização da Ciência, em particular da Física, o projeto de extensão universitária Física para Todos desenvolve atividades em espaços formais e não formais de educação, através de um museu interativo itinerante de experimentos. Nessas exposições, o público é incentivado a interagir com os experimentos, sendo convidado a socializar suas próprias conclusões sobre o fenômeno observado.

Integrando o projeto Ciência para Todos na Unijuí, o Física para Todos apresenta equipamentos e experimentos interativos nas áreas da Astronomia e Energias Renováveis, dando ao visitante a oportunidade de conhecer mais sobre energias alternativas, o sistema Terra-Lua, o sistema solar em escala e a gravidade do planeta Terra. Além disso, a mostra interativa tambem conta com totens de fotografias, astronomia em 3D e lançamento de foguetes. A programação acontece de segunda à quinta-feira, das 8h20 às 22h; e na sexta-feira das 8h30 às 17h, no campus da Unijuí.


De acordo com o coordenador do Física para Todos, o professor Nelson Toniazzo, trata-se de um espaço extremamente importante para a formação científica do estudante. "Estamos presentes nesse projeto com imagens 3D de astronomia; assistindo o sistema solar em escala para dar uma dimensão do tamanho que é o sol e os planetas; alguns banners que dão informações sobre como se constitui o universo e o sistema solar; e além disso mostramos um pouco sobre energias alternativas e os princípios de geração da energia elétrica", resumiu o professor.

O projeto Ciência para Todos na Unijuí - Mostra Científica Interativa é uma iniciativa da Fidene/Unijuí, desenvolvida em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Com atrações como jogos digitais, batalhas de robôs, cinema 3D, interação com o sistema solar em escala, lançamento de foguetes e muito mais, o evento acontece de 21 a 25 de outubro, no campus Ijuí. A visitação é gratuita e aberta para toda a comunidade.


Mais informações você confere em projetos.unijui.edu.br/cienciaparatodosunijui