Meninas Digitais resgata a participação feminina em áreas da Computação!

As mulheres já tiveram presença marcante em cursos de ciência da computação até meados da década de 1980, quando essa tendência se inverteu. Ao longo de décadas, contribuíram para o aprimoramento da tecnologia da informação (TI), criando componentes, cálculos e softwares que ainda hoje são considerados essenciais para o desenvolvimento dessas e de várias áreas do conhecimento. Pensando no resgate da participação feminina em cursos na área da computação, a mostra Meninas Digitais é uma das atrações permanentes dentro do projeto Ciência para Todos da Unijuí!

Idealizada em conjunto com a Sociedade Brasileira da Computação (SBC), a iniciativa busca ensinar as garotas a transformarem ideias em aplicativos; divulgar os softwares desenvolvidos pelas estudantes; além de despertar o interesse e mostrar como as meninas podem ser futuras cientistas na área da Computação. A mostra Meninas Digitais acontece de 21 a 25 de outubro, no campus da Unijuí, e contará com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos por meninas do Ensino Médio, nas ações realizadas em escolas da região.


De acordo com o coordenador do curso de Ciência da Computação na Unijuí, o professor Edson Luiz Padoin, ao todo 119 meninas participaram do projeto num período de três meses. "Uma tarde por semana elas visitavam os laboratórios do curso para desenvolver os aplicativos que estão sendo expostos, a fim de que outras meninas possam conhecer um pouco mais sobre pensamento computacional, algoritmo e programação", concluiu.

Com foco na promoção de ações de divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação, o projeto Ciência para Todos na Unijuí - Mostra Científica Interativa é uma iniciativa da Fidene/Unijuí, desenvolvida em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Com atrações como jogos digitais, batalhas de robôs, cinema 3D, interação com o sistema solar em escala, lançamento de foguetes e muito mais, o evento acontece de 21 a 25 de outubro, no campus Ijuí. A visitação é gratuita e aberta para toda a comunidade.


Mais informações você confere em projetos.unijui.edu.br/cienciaparatodosunijui