Este projeto propõe soluções integradas criadas para atender ao objetivo de revigorar e revitalizar a Rua do Comércio no município de Ijuí, especificamente o trecho entre os campi da Universidade-Unijuí.
Para atingir a este objetivo, a equipe da Lavoro Design Integrado buscou, com base em estudos e pesquisas de campo, agregando conceitos inerentes aos modelos de cidades inteligentes, estruturando um projeto que contemplasse de forma clara e consistente todas as particularidades dos aspectos culturais do município, transformando-as em elementos simbólicos que pudessem ser adaptáveis para diversas formas de comunicação (marca, campanha, materiais gráficos), indo inclusive além unicamente da comunicação, adaptando o conceito até mesmo a estrutura urbana da cidade.
LOCALIZAÇÃO
Trecho da Rua do Comércio entre o Campus I e II da Unijuí
A ideia de potencializar as particularidades culturais do município traz consigo, além do destaque ao segmento turístico, a viabilidade de ampliação do setor comercial da cidade. Para estimular ainda mais essa posibilidade foi sugerido, também a alteração do nome da via, anteriormente chamada Rua do Comércio para Avenida das Nações.
Isso possibilitará ações comercias integradas entre as empresas locais, explorando datas sazonais durante todo o ano. Além disso o projeto estimulará através de melhorias dos passeios públicos, iluminação e sinalização, as pessoas sairem dos seus automóveis e caminhar mais pela cidade, conhecer seus pontos turísticos e as novidades do comércio local.
As cores representam as diversas culturas.
O favo representa o símbolo da Colméia do Trabalho.
TOTENS ETNIAS
Função: Informar sobre o caminho. Mapas de localização. Linhas de ônibus.
Estarão localizados próximos as paradas das etnias.
BANNERS
Função: Identificar a marca. Exaltar a diversidade cultural. Possibilidade de inserção de patrocínio.
PLACAS COM QR CODE
Função: Indicar o caminho e informar sobre a distância. Dar referências históricas do local. Dicas de saúde. Destacar os benefícios da caminhada e de andar de bicicleta.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
A iluminação pública foi pensada tanto em aspectos de funcionalidade, pois atende às necessidades de veículos e de pedestres, bem como de conforto para os transeuntes deste espaço.
PASSEIOS PÚBLICOS
Pensando no trânsito de pedestres sugere-se que sejam usados pisos intertravado e piso tátil, facilitando assim, o deslocamento de pedestres com limitações motoras e visuais.
O projeto das paradas de ônibus se estabelece a partir de uma estrutura base, os aspectos para determinar sua forma matriz levam em consideração algumas condições primordiais, entre elas podemos citar: acessibilidade, proteção, segurança e ergonomia, além de outros fatores que aparecem em destaque na ilustração. Com base nesta estrutura a definição dos acabamentos, tais como revestimentos, vegetações e adornos, é que vai personalizar cada parada como característica de determinada etnia.
O projeto prevê a criação de 13 paradas étnicas ao longo da avenida, que representarão as etnias organizadas através da União das Etnias de Ijuí - UETI e suas casas típicas instaladas no Parque de Exposições Wanderley Burmann. As etnias presentes no município são a principal atração da feira anual que ocorre durante o mês de outubro a Expoijuí/Fenadi.
ETNIA ALEMÃ
Acabamentos em madeira com elementos decorativos do estilo germâmico e hortências como flores representativas
ETNIA ITALIANA
Acabamentos em madeira com elementos decorativos do estilo italiano e a videira como planta representativas da etnia.
ETNIA HOLANDESA
Acabamentos em madeira com elementos decorativos do estilo holandês e tulipas como flores representativas.
ETNIA PORTUGUESA
Acabamentos em madeira com elementos decorativos do estilo português e lavanda como flores representativas.
O projeto Avenida das Nações prevê entre suas estruturas áreas de convivência conhecidas também como parklets.
Esses locais ocupam aproximadamente o espaço proporcional à duas vagas de automóveis, contarão com área para descanso, arborização, bicicletário e wi-fi grátis. Cada parklets será como um pequeno "largo" de cada etnia, com informações e curiosidades referentes a colonização e influência cultural de determinado grupo étnico.