O projeto do Manual de Acessibilidade das Vias Públicas, teve início através de uma parceria com o município de Ijuí, cidade localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul.
O Poder Público Municipal, no ano de 2013, nos solicitou uma pesquisa a respeito da qualidade dos passeios e vias públicas do município, levando em consideração a inclusão e acessibilidade dos cidadãos com limitações motoras.
Através desta pesquisa foi possível constatar que as calçadas, passeios e vias públicas não estavam de acordo com as normas e leis que fiscalizam e regulamentam estas estruturas, mais do que isso, o levantamento revelou que os cidadãos nem sequer tem o conhecimento e o acesso a estas regulamentações, sendo que, até mesmo os profissionais das áreas técnicas referentes a essa temática possuem dificuldades em entender as normas técnicas.
A pesquisa elaborada evoluiu para uma ferramenta, uma cartilha didática que tinha como principal função adaptar a uma linguagem gráfica, mais clara, as normas federais e leis do município, com o objetivo de orientar os cidadãos, e o próprio Poder Público, como proceder na construção das calçadas e vias públicas.
Assim surgiu o Manual de Acessibilidade em Vias Publicas do Município de Ijuí, e sua elaboração teve como base as seguintes normas e leis:
Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 9050
Plano Diretor do Município de Ijuí
Lei Orgânica do Município
Criação de material composto por ilustrações e comunicação visual de dados, informações, normas e determinações técnicas baseadas em conceitos de unidade gráfica, com objetivo de se tornar uma ferramenta, prática, de auxílio e pesquisa à população.
O Manual de Acessibilidade em Vias Públicas busca ajudar, de forma didática, o cidadão a entender e compreender melhor as leis e normas referentes a acessibilidade urbana, orientando de forma consciente a construção de uma cidade mais moderna e inclusiva.