O projeto do Monumento aos 125 anos do Município de Ijuí, busca em sua essência resgatar os elementos simbólicos, históricos e naturais que caracterizam o município.
Para se chegar ao resultado aqui apresentado, foram elaboradas pesquisas, e entrevistas, que permitiram traçar um resgate histórico coerente, que leva em consideração todo o processo de colonização baseado na diversidade étnica e cultural do município de Ijuí, bem como a riqueza de seus elementos naturais.
Conciliar em um único projeto tantos elementos diferentes mostrou-se extremamente complexo, mas o resultado final alcançou as expectativas depositadas.
As formas hexagonais, dão forma a uma estrutura similar a uma colmeia, representando assim a força produtiva de Ijuí a Colmeia do trabalho. São 33 favos que designam o número de povos que colonizaram o município. As bandeiras homenageiam as 11 etnias organizadas que fazem parte da UETI, União das Etnias de Ijuí, a estas foram acrescentadas as bandeiras do município do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.
O nome do município está estruturado em caracteres robustos e sólidos facilitando a leitura, tanto os favos quanto o nome Ijuí estão estruturados de forma a deixa pontos vazados, não bloqueando desta forma a visão.
Na base do monumento está representado o elemento da água, indispensável para vida humana, e que representa as fontes minerais do município.